7 motivos pelos quais alguns jornalistas realizam projetos de sucesso na internet e outros não

Durante o último ano, eu tive a honra de participar de uma experiência com 120 jornalistas. Ministrei o curso REALIZE em que o objetivo é ajudar esses profissionais a colocarem projetos no ar. Foram duas edições impressionantes e hoje parei para avaliar o resultado.

De todos os participantes, 20% alcançaram o objetivo de construir uma ideia na internet. O número é ótimo ao considerar que a média de conversão de produtos digitais é de 10%. No entanto, fiquei inquieta. O que faz os outros jornalistas não tirarem projetos da gaveta? Qual o desafio que enfrentam e, principalmente, como posso ajudá-los.

Conversei com muitos deles e minha primeira reflexão é sobre o que realmente querem. Dinheiro está no topo da lista. O mercado está difícil, a economia apertada e grana faz diferença na tranquilidade da vida, sim. Principalmente para quem tem que colocar o pão na mesa.

Em segundo lugar na lista de desejos dos jornalistas do REALIZE estaria o reconhecimento em ser útil. O dinheiro só traz metade da felicidade. Haha E é claro que há outros itens importantes, como motivação e entusiasmo.

Por observação, conversas e entrevistas, enumerei sete motivos pelos quais as pessoas não concretizam as boas ideias na internet. O Trajeto é longo e árduo, mas recompensador. Quem sabe um deles é a fraqueza que você precisa combater?!

1 – Preguiça

Empreender dá trabalho pra caramba. Você não pode se contentar em apurar, buscar personagens e escrever sobre eles. É preciso ser o administrador financeiro, o cara do marketing, o vendedor, o desenvolvedor de produtos, o estrategista e e a equipe de TI. Tudo junto. Há sempre muito o que fazer e na hora de trocar o descanso do final de semana ou o seriado à noite para investir no projeto… “Ahhh… Deixa para depois.”

Dica: trabalhe a força de vontade. Quem realmente quer, corre atrás.

2 – Falta de foco

Aqui, você chega, finalmente, a uma boa ideia, mas aí vem outra e outra e outra, sem fim. Muitas insights invadem a cabeça até virar em um projeto megalomaníaco para salvar o mundo. E você enfia na cabeça de que dá conta dessa bagunça. Começa tudo, não termina nada. Sem foco, você fica girando como uma barata tonta até desistir.

Dica: liste prioridades e divida a grande missão em pequenas tarefas.

3 – Falta de propósito

Não adianta ter uma puta ideia e ela não ter sentido algum para você. Se for só pelo dinheiro, acredite: não vai longe. Propósito é responder o porquê de fazer o que escolheu fazer. O que você quer da vida, criatura? Seu projeto precisa estar alinhado a um propósito claro.

Solução: responda “onde você quer chegar e por quê?”

4 – Medo

Quantas maravilhas você deixou de realizar por medo? Receio de ser rejeitado, passar necessidade, do que os colegas vão dizer, dos familiares não gostarem. Viver exige coragem. Você pode perder grandes oportunidades por não enfrentar o mostro que tem dentro de si.

Solução: responda “o que de pior pode acontecer se você fizer o que tem de ser feito?” Construa um plano B e C e vai com medo mesmo.

5 – Ego

Geralmente, décadas de profissão, alguma fama e muitos seguidores na internet faz o nariz ficar arrebitado. O ego inflado atrapalha na hora de concretizar um novo projeto porque há receio de estragar o que foi construído. Voltar a aprender com professores mais novos, por exemplo, traz uma desconfiança e ego ferido.

Solução: entender que você pode contribuir, aprender com outras gerações. E, principalmente, tenha ambição de melhorar o que já tem.

6 – Excesso de informação

Tem muitos e-mails na sua caixa de entrada e centenas de postagens na timeline. Jornalismo digital, marketing, vendas, vídeo, redes sociais, produto, curso, fórmula, promessas e você fica doido. Saiba o que quer e consuma apenas o conteúdo necessário neste momento para dar o próximo passo. Caso contrário, você vai ter muita informação e nadica de projeto.

Solução: crie uma pasta no seu e-mail para receber mensagens com conteúdos legais para ler em outra oportunidade. Monte sua agenda para consumir o material que resolva seu problema hoje.

7 – Busca por resultado imediato

Quem espera bombar e fazer sucesso no primeiro vídeo que soltou na internet ou no post do blog, vai morrer sentado. Ou pelo menos é muito difícil acontecer uma viralização de conteúdo. A constância é o segredo do sucesso. Então, não pare. E produza muito.

Solução: estabeleça metas reais de resultado.

Há, claro, imprevistos da vida. Cada um sabe o que impede de dar uma guinada na profissão. Ficar doente, terminar um relacionamento e ficar com o emocional abalado, passar por graves dificuldades financeiras são exemplos. É preciso saber o tempo certo de investir em um projeto novo. Mas se sua batalha for com algum dos motivos acima, ganhe essa briga. Nós só falhamos quando paramos de tentar.

Para dar aquela força, preparei a série de vídeos Atualize Sua Versão. É gratuita. Inscreva-se para assistir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s